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BUSINESS COACHING IBPH2018-09-19T10:45:04+00:00

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Várias empresas acabam fechando as portas no primeiro ano de vida. Os empresários costumam se justificar dizendo que “é a economia desacelerada em virtude da crise”. Isso pode até acontecer, mas o principal motivo é, na verdade, a falta de planejamento. Muitos gestores não entendem que o processo de planejamento dentro das organizações é tão importante quanto o processo produtivo. Alguns casos de sucesso no Brasil mostram claramente isso. Por exemplo, um fabricante de calçados que precisava fortalecer e fazer crescer sua marca de chinelos. A concorrência sempre foi difícil. Eles precisaram de um planejamento estratégico de muita qualidade. Traçaram os desafios do marketing, fizeram as análises necessárias e planejaram uma ação de promoção da marca, com objetivos traçados e resultados mensurados periodicamente. Dessa forma, conseguiram não se tornar a maior marca de chinelos do Brasil, mas alcançar os objetivos planejados e se firmar no mercado.

Não é tão difícil. O ponto de partida para qualquer planejamento estratégico empresarial é traçar objetivos. Ter a missão, a visão e os valores e, principalmente, o propósito da empresa bem definidos, com a participação de todas as equipes, é essencial. Afinal, é necessário entender aonde você pretende chegar com o negócio. Realizar um diagnóstico completo do mercado também é muito importante. É preciso saber identificar como a sua empresa poderá sofrer impactos do ambiente externo, seja em questão de ameaças ou mesmo oportunidades no presente e no futuro, sem se esquecer de descobrir todos os pontos fortes e fracos da própria empresa, realizando um bom diagnóstico interno. Só assim será possível traçar um plano de ação, implementá-lo e monitorar cada passo deste, até alcançar os objetivos. Afinal, não adianta apenas planejar, o sucesso envolve dedicação, monitoramento e análise diária dos resultados.
O conceito de estratégia é definido como “a combinação dos objetivos que a empresa persegue e os meios pelos quais busca atingi-los”. A essência da estratégia está em escolher como realizar atividades de forma diferente dos rivais. E ainda, para que uma empresa obtenha vantagem competitiva, deve perseguir táticas específicas e escolher o escopo dentro do qual irá alcançá-la.

As 06 forças para um bom planejamento estratégico

  • Assessments com a diretoria;
  • Rivalidade entre os concorrentes;
  • Ameaça da entrada de novas empresas;
  • Ameaça de produtos e serviços substitutos;
  • Poder dos fornecedores;
  • Poder dos compradores (clientes).

Este tipo de levantamento de mercado é essencial para que o negócio permaneça sustentável e competitivo no mercado. Além disso, esse tipo de avaliação permite que as organizações identifiquem suas forças e fraquezas, seu posicionamento no setor e as tendências setoriais – oportunidades ou ameaças, tudo pode acontecer nas políticas de mercado e é sempre melhor está preparado.

Ferramentas IBPH para um bom planejamento estratégico

DISC é a linguagem do comportamento e das emoções, analisando “como nós agimos” e nosso comportamento. É parte integrante de quem nós somos e vem de nossa natureza e criação. Você irá descobrir se seus comportamentos observáveis têm características de DOMINÂNCIA INFLUÊNCIA ESTABILIDADE E CONFORMIDADE.
MOTIVADORES DE CARREIRA: Conhecer os motivadores ajuda a entender POR QUE as pessoas fazem determinadas coisas. Examinar experiências, referências, educação e treinamento de um indivíduo ajuda revelar O QUE ele consegue fazer. Por outro lado, a análise comportamental mostra COMO a pessoa é percebida, como se comporta e atua no ambiente de trabalho. O relatório de Motivadores Pessoais e Engajamento mede a sua escada de intensidade referente a seis interesses ou motivadores básicos, que podem ser entendidos como paradigmas de pensamento ou maneiras de avaliar a vida: TEÓRICO, UTILITÁRIO, ESTÉTICO, SOCIAL, INDIVIDUALISTA e TRADICIONAL.

Análise de ambientes internos e externos do negócio

– Forças
– Fraquezas
– Oportunidades
– Ameaças

Brainstorming

Conceito: A técnica de brainstorming foi criada em 1942 e vem sendo remodelada ao longo dos anos para servir aos propósitos das empresas. Visa a estimular a geração de ideias por parte das equipes, provocar transformações, buscar soluções inovadoras e estimular melhorias a partir de um debate saudável. O brainstorming explora a criatividade dos participantes de maneira lúdica e bem estruturada. Essa técnica utiliza o conceito da associação, ou seja, a cada sugestão abre-se a oportunidades de novas ideias, muitas vezes desvinculadas da ideia inicial, as quais podem se tornar a solução para atingir os resultados esperados.

Follow up

“Folllow up” significa acompanhar ou fazer acompanhamento de algo. Muito utilizado em planejamento estratégico empresarial, essa ação se reveste de grande importância, pois é a partir dela que a empresa sabe se está obtendo os resultados esperados.
Quando estabelecemos metas em um planejamento estratégico ou mesmo gerenciamos uma rotina constante, é necessário fazermos avaliações do andamento do processo junto à pessoa que está tendo determinada ação para cumprir uma meta estabelecida.

Veja alguns depoimentos de quem se transformou

HELYELSSON
BUSINESS COACHING

JOSÉ GERALDOBUSINESS COACHING

VANDER LUIZ
BUSINESS COACHING

Não gerenciaremos a performance individual ou da equipe em um planejamento estratégico se não tivermos como medir e evolução das ações. Se possível, deixe seu contato para que alguém do nosso time retorne. Temos soluções incríveis para a alavancagem do seu negócio.

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